sábado, 7 de maio de 2011

Medalha de bronze na 4ª Edição das Olimpíadas de Química Júnior – Provas Nacionais 2011

A Medalha de bronze nacional, na final das Olimpíadas de Química Júnior, foi ganha pela equipa “Triatómicos” dos alunos Ana Sofia Martinho (9ºE), Ana Catarina (9ºA) e Nuno Silva (8ºC) da Escola EB 2,3 de Caldas das Taipas, Guimarães.

No dia sete de Maio (sábado) a professora Mariana Monteiro e o professor José Fonseca acompanharam estes alunos, à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para participarem na Final Nacional das Olimpíadas de Química Júnior/2011, numa organização da Sociedade Portuguesa de Química, em colaboração com as várias Universidades do país e com o apoio do Ministério da Educação.
Tratou-se da etapa final de uma competição que se tem revelado uma verdadeira “Festa da Química” para os alunos do Ensino Básico. Este evento, que registou uma participação recorde, é assim o culminar de um processo que envolveu mais de 3000 mil alunos de cerca de 400 escolas de todo o país o que é particularmente significativo atendendo a que 2011 foi designado pela UNESCO como o Ano Internacional da Química.
A primeira fase da competição realizou-se nas escolas, que seleccionaram os seus representantes, cerca de mil alunos, para as semifinais, realizadas em dez universidades participantes. Deste grupo foram apurados 60 alunos que participaram nesta final nacional.


As Olimpíadas de Química têm como objectivo dinamizar o estudo e o ensino da Química nas escolas, proporcionar a aproximação entre as escolas, as universidades e institutos superiores, e promover o interesse pela Química, de forma a seduzir os estudantes para carreiras científico-tecnológicas.

No final deixe um comentário!

5 comentários:

  1. Parabéns à equipa "Triatómicos" pelo seu ótimo desempenho. Muitos Parabéns também para os professores Mariana e José Fonseca.

    ResponderEliminar
  2. Assim se vê como a escola tem caminhos de sucesso! Parabéns a todos!

    ResponderEliminar
  3. Que o exemplo destes alunos alimente e entusiasme os demais. Parabéns! A todos.
    João Montes

    ResponderEliminar
  4. A vitória dos alunos é também a vitória de quem neles "investe", de quem os desafia a "irem mais longe". Parabéns a todos os envolvidos pela medalha que tão bem lhes assenta e que é motivo de orgulho para a escola

    ResponderEliminar
  5. Muito bem e parabéns aos alunos e professores. Ensinar é uma tarefa sublime e por isso tinha razão Séneca (um dos intelectuais mais célebres do Império Romano): - " A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida".

    ResponderEliminar