sábado, 2 de abril de 2011

Medalha de prata nas Olimpíadas de Química Júnior

O Departamento de Química da Universidade do Minho recebeu a 2 de abril, no Campus de Gualtar, em Braga, as Olimpíadas de Química Júnior (OQJ), que envolveram 39 equipas perfazendo 117 alunos provenientes de escolas do Minho.

A Medalha de Prata foi, pelo 2º ano consecutivo, para a equipa “Trítio” das alunas Ana Sofia Martinho (9ºE), Ana Catarina (9ºA) e do aluno Nuno Silva (8ºC) da Escola EB 2,3 de Caldas das Taipas, Guimarães.


O concurso de resolução de problemas teóricos e práticos, organizado conjuntamente com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), pretende dinamizar o estudo e o ensino da Química nas Escolas Básicas, despertar o interesse por esta ciência, bem como cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade.

As OQJ são um concurso entre equipas de três alunos provenientes de diferentes escolas do Minho. As equipas têm que efectuar uma prova teórica com questões relacionadas com imagens, filmes e/ou animações projectadas e uma prova de laboratório com questões baseadas na observação de montagens experimentais. As provas são apresentadas sob a forma de charadas, puzzles, concursos, jogos de pistas e demonstrações. As equipas foram acompanhadas pelas professoras Clara Ramos e Isabel Mariana e pelo professor José Fonseca, que participaram numa sessão de vídeos sobre o Ano Internacional da Química, a decorrer paralelamente.

Para além da medalha de prata da SPQ, estes alunos foram presenteados pelo Departamento de Química da UM com canetas, camisolas da UM, caixas de modelos moleculares e cheques Fnac no valor de 30€.

Sem comentários:

Enviar um comentário